terça-feira, 23 de setembro de 2008

Moda e Estilo: A mesma coisa?


Quando se pensa em moda, quase que instantaneamente se pensa em grandes eventos, modelos super magras, glamour, etc. E quando se pensa em estilo? Geralmente, as pessoas têm uma idéia de que colocar algo extravagante no seu corpo, na sua casa, no seu carro, é ter estilo.
Estes conceitos têm algum valor, mas não são totalmente corretos e sim complementos do que realmente são moda e estilo. Desfiles, beleza, muitas cores, também fazem parte da moda, mas ela não é só isso!Seria muita futilidade em um mercado que cresce cada vez mais o que seria de uma completa incoerência, certo? Moda nada mais é do que uma forma de expressão, uma forma de comportamento que é transmitida pelas pessoas na rua, no dia-a-dia. Não deixa de ser, também, uma expressão cultural, uma linguagem corporal. A partir de então (do inconsciente coletivo), surgem as tendências, que inspiram os estilistas e designers a criarem suas coleções. Só então que vêem os grandes eventos de moda. Daí entra a parte que todos vêem: o glamour!
Há quem diga que a moda é também uma arte. Realmente faz sentido, já que ela surge por criações e estas têm sempre alguma inspiração. Ela pode vir de algum momento histórico ou até mesmo de algum acontecimento da atualidade.
Por ser também uma tendência de consumo, a moda se divide em vários estilos (clássico, casual, urbano, “patricinha”, despojado, esportista, fashion e vários outros) e daí que vem a sua diferença: o estilo é a forma pela qual a pessoa expressa a “sua moda”, o “seu” comportamento. É uma maneira que se tem de mostrar aquilo que se pensa, aquilo que se acredita, aquilo que se tem vontade.
Acontece que nem sempre as pessoas têm um estilo que mantêm a todos os momentos. É que existem pessoas que gostam de se vestir a cada dia com uma roupa diferente, gostam de variar as cores, estampas, a decoração da casa, o tipo de cabelo. Também existem outras que se arrumam de acordo com a ocasião ou com estado de espírito. Esses também são tipos estilos!E provavelmente os mais comuns, os que as pessoas geralmente mais aderem.
O estilo, também, não necessariamente é baseado em algo que já existe, pois pode ser único e independente. Daí aquelas “extravagâncias” que algumas pessoas pensam ser exageradas (cabelos rosa, indumentária completamente preta, meia calça com short e tênis e por aí vai). Até pode ser para alguns, mas por isso que é estilo!É individual, é único, é a forma que cada um pode liberar aquilo que pensa (ou não).
Enfim a moda é a generalização, é tudo o que acontece é o que é dito e transmitido! O estilo é a personalização, o toque pessoal, é o que se tem vontade e o que é refletido!

Um comentário:

Rogério Brodbeck disse...

Dá-lhe, filhona. É isso aí, manda ver, gostei do blog. O texto tá ótimo, talvbez tenha que mudar a fonte (aumentar, tá um pouco pequena). No mais, beleza, vai em frente, conto com o véio.Bj